01. EPSM
Capacitar os participantes na Gestão da Segurança de Processos, vulgo PSM – Process Safety Management, baseados da norma OSHA 29 CFR Part 1910-119. Isto compreende normativamente 14 itens básicos. A implementação do PSM segue os 4 pilares e os 20 itens básicos do CCPS (Center for Chemical Process Safety). O objetivo maior do curso é o participante entender a correlação entre a referida norma e as diretrizes do CCPS para a implementação e participação ativa do PSM seguindo a norma OSHA 29 CFR Part 1910-119.
Conteúdo Programático
Todos os itens da tabela de conteúdos abaixo será objeto de apresentação e aprendizagem.
O material apostilado será distribuído eletronicamente contendo os itens e comparações entre a norma e o RBPS-CCPS de cada item, lembrando que o CCPS possui itens de gestão não existentes na norma. Será apresentada a discussão item a item para implementar um PSM pela norma como ocorre em algumas culturas de segurança e/ou seguir a norma e a gestão proposta pelo CCPS.
É desejável que os participantes desempenhem funções em áreas tais como SSMA/HSE, operação, manutenção, projeto, processos, automação, qualidade ou desenvolvimento entre outras.
Pessoal envolvido na gestão de riscos operacionais, segurança de processos entre outras e com a missão de participar na implementação de um programa PSM – Process Safety Management.
16 horas distribuídas em 2 (dois) dias de treinamento. De 8:00 as 12:00 e 13:00 a 17:00 h.
Em curso On-line a modalidade é de 4 sessões de 4 h/dia a estabelecer com os participantes.
Aprender a estruturar o PSM, seus itens constitutivos e a entender caminhos possíveis para sua implementação.
Ocorrerá prática para estruturação de um PSM em estudo simulado para todos os participantes.
Norma OSHA 29 CFR Part 1910-119 e diretrizes RBPS do CCPS.
Conceito
Aprender os fundamentos dos 14 pontos da regulamentação PSM OSHA dos 4 pilares e 20 elementos do CCPS (14+20) para prevenir ou minimizar as consequências de liberações catastróficas de produtos químicos tóxicos, reativos, inflamáveis ou explosivos.
Metodologia
Demonstração e exercícios de compreensão dos requisitos de um PSM ajustado a realidade de cada cultura, com uso da linha base pré-existente em segurança de processos.
Ambiente
Aprendizagem individual e grupal com exercícios práticos. Na modalidade InCompany podem ser utilizados cases do cliente provocando assim o total aproveitamento e insight do aluno trabalhando dentro de sua própria realidade.
Benefícios
(Necessita Texto)
Tópicos
- Os 14 itens da norma OSHA 29 CFR 1910.119.
- Informações para preparar o trainee para treinamento mais avançado, como Líder de Análise de Perigos de Processo (PHA) ou treinamento de Auditor PSM
- Incidentes anteriores que formaram a base da segurança do processo. A aprendizagem realizada
- Requisitos básicos de cada elemento PSM.
- Prática básica sobre o entendimento do PSM em diferentes culturas.
- Elementos da Segurança de Processo Baseada em Risco (RBPS). Os 4 pilares e 20 elementos do RBPS (CCPS).
Escolha uma opção de modalidade para se inscrever
Contato
Telefone:
(19) 3289-5837
Whatsapp:
(19) 9 9195-4536
Contato:
Financeiro:
Endereço:
Rua Dirce Barbieri Gianese,45
Campinas - SP
Cep: 13084-568