Segurança de Processos
Gerencie a segurança de processos com base em risco.
implementando seu PSM(OSHA/CCPS)
Verificação estruturada da situação da empresa nos quatro pilares e os 20 elementos do PSM, da OSHA 29 CFR 1910.119 e o RBPS – Risk Based
Process Safety do CCPS (EUA). Permite descobrir o estágio de desenvolvimento de cada um deles na empresa e a necessidade do que e como implementar. É elaborada uma linha de base de partida e um plano de ação para sua implementação em uma análise de mais 650 itens.
- A estruturação do PSM depende de cada cultura porém devem ser atendidos todos os itens para sua implementação. A mudança de hábitos para assumir uma visão coletiva de segurança de processos e criar grupos aprendizes tem um caminho importante de gestão dos recursos humanos a realizar
Proporcionamos crescimento e melhoria em todos os itens do PSM a partir da sua implementação on-the-job, desde sua linha de base, e das prioridades a definir, de acordo com cada cultura corporativa.
- Ciclo Hazop > LOPA > SIFs/SIL
- Hazid, HIRA, PrRA, APP, What-If, BowTie
- c-Hazop; e-Hazop; s-Hazop
- LOPA–Análise de camadas de proteção
- FMEA, FMECA, FMEDA – envelopes
- SVA- Security and Vulnerability Analysis.
- Hazop de procedimentos de quaisquer tipos.
- Hazop em serviços: saúde, transporte, sinalização rodoviária, ferrovias/metrô e fast-food, entre outros.
- Hazop de processos com ênfase em fatores humanos (técnica original de Trevor Kletz).
- ASFI – Análise Sistemática dos Fatores de um Incidente: Humanos, Organizacionais, Históricos, Tecnologia & Processos e Ambientais na linha do tempo. Uso de RCA e 7W.
- Treinamento em Investigação de Incidentes e Acidentes.
- Gestão de Mudanças: Ajudamos nossos clientes na ampliação do conceito de Gestão de Mudanças, MOC, para toda a organização, abrangendo a visão dos riscos operacionais envolvidos no PSM.
- PSSR-Avaliação de Segurança Pré-Partida: Elaboração de procedimentos para PSSR com indicação de análise de perigo a utilizar de acordo a cada tipo de mudança e seu impacto.
- Avaliação da necessidade de implementar indicadores de segurança de processos sobre os já existentes e/ou melhoria para indicadores de tipo Reativos, de Incidentes e Proativos
- Indicadores de desempenho dos principais processos de trabalho, disciplina operacional e camadas de proteção para evitar possíveis incidentes e acidentes em 4 níveis de segurança de processos, permitindo com isso medir a maturidade atingida no PSM.
- Auditorias de PSM com base na metodologia estabelecida em publicações do CCPS e de atualização constante desta instituição.
Conceito
Oferecemos, uma abordagem proativa, aliada a sistemas de gestão da segurança de processos adequadamente planejados e implementados, ajudando a cumprir normas e regulamentações bem como minimizar a perda de vidas, o impacto ambiental, danos aos ativos e litígios.
Metodologia
Escopos com base na norma OSHA e CCPS e do diagnóstico - linha de base preexistente.
Desenvolvimento da visão sistêmica do PSM.
Medição da curva de aprendizagem até atingir indicadores de qualidade aceitáveis para o PSM.
Ambiente
Todo o trabalho pode ser realizado em até 90% de forma virtual.
Disponibilização das estatísticas de avanço na implementação do PSM e do seu uso.
Cursos de aprendizagem com treinamento on-the-job.
Benefícios
O escopo customizável permite atender com eficâcia a todos os setores, processos e sistemas.
Possibilidades de digitalização de todo o processo de integridade mecânica em atendimento ao PSM.
Menor custo e tempo de implementação.