Cases
Concessionária de gás natural de estado brasileiro
Redução de Custos de Seguros de Responsabilidade Civil em Gasosutos e Redes de Gás Natural.
Objetivo
Avaliar o impacto do gerenciamento de riscos da concessionaria na redução do prêmio do seguro da rede metropolitana de gás natural e seus dutos de transporte.
Insights
A concessionária aprendeu que ela deve contratar o seguro com base no seu risco e não simplesmente receber propostas das seguradoras e contratar pela aparente conveniência. Não é competitivo contratar seguro dessa complexidade, baseando-se, somente, na avaliação das seguradoras.
Benefícios
O estudo previu uma queda de 47% no risco total do sistema. O IRB decidiu baixar o prêmio de seguro em 40%. Porém, em vez disso, por decisão da concessionária, foi mantido o valor e aumentada em 40% a cobertura para novas redes e dutos em expansão. O ganho foi apreciável para a concessionária graças a nosso estudo.
Leia mais sobre o case no descritivo a seguir.
Empresa líder global de home care/bens de consumo
Safe design de projeto de estocagem e processamento de propelente de aerossóis com uso de Hazop/LOPA/SIL (IEC 61882/61511)
Objetivo
Desenvolver projeto Safe Design do sistema de propelentes (LPG), seguindo o ciclo Hazop>LOPA>SIL; PSM e redução do risco operacional.
Insights
O Hazop realizado com base em PSM e IEC 61882 e 61511, levou à empresa a criar a função de Eng°. de Processos para atuar no sistema.
O uso do ciclo Hazop>LOPA>SIL para futuros trabalhos ficou culturalmente aceito na empresa.
Benefícios
Saída do risco do comodato, obtendo projeto novo com segurança de processos com base em risco e uso de barreiras.
Melhora das condições de manutenção do sistema e das alternativas de intervenção.
Redução da variabilidade do processo e do produto final.
Leia mais sobre o case no descritivo a seguir.
Indústria farmacêutica de grande porte
Investigação de acidente de explosão de pó na secagem de IFA, e Hazop/Safe Design de equipamento e operação com alto grau de segurança.
Objetivo
Encontrar as causas raízes da explosão de pó com método ASC – Análise Sistemática de Causas, RCA e 7W, e realizar um Hazop/Safe Design para desenvolver um secador com maior segurança operacional.
Insights
A empresa percebeu a importância de levantar dados empíricos de explosividade de pós quando não confiáveis na FISPQ/FDS existente e antes de qualquer operação.
Foi percebida a necessidade de realizar Hazop, de novas operações com inflamáveis e revisar as atuais, com ênfase em procedimentos, formulações e análise de fatores humanos (H/M).
Benefícios
Mitigação do risco e desenvolvimento, na empresa, dos conceitos de segurança de processos e da segurança funcional.
Entendimento da importância de uso adequado de Hazop na área farmacêutica, e necessidade de implementar um PSM dedicado.
O conceito do equipamento desenvolvido permite realizar não somente a secagem segura, como também a moagem do produto.
Leia mais sobre o case no descritivo a seguir.